Idéia x Oportunidade



- Já sei!!!
- Vamos montar uma construtora!!!
- Nãoooo!!! Que tal uma Lan House, hoje em dia todo jovem fica horas e horas no computador.
- Ora... Vamos montar uma revenda de computador então...


Normalmente ao fazer algum curso de empreendedorismo, cursar faculdade de Administração ou algum curso que tenha uma matéria que incentive a criação de empresas tendemos a ficar muito motivados e conversas como a de cima surge aos montes.

Com a criatividade a flor da pele idéias criativas, e nem tanto, surgem aos montes, mas como diferenciar idéias de boas idéias, e como identificar qual boa idéia é uma Oportunidade Real de ganhar dinheiro?

É exatamente nessas horas que cautela e informação devem estar presente no planejamento, como mostra pesquisa realizada pelo SEBRAE-SP, onde 31% das empresas que surgem no mercado fecham no primeiro ano e 60% em até 5 anos.

Onde esta o erro desses empreendedores?

São básicamente dois:

* Mal planejamento e levantamento falho de informações.
* Má administração.

Hoje vamos focar no primeiro item.

Uma boa idéia, não necessariamente significa uma boa oportunidade de ganhar dinheiro. Deixa eu tentar explicar melhor isso.
Digamos que você, em mais um lampejo maravilhoso tem uma brilhante idéia, antes de montar uma empresa para produzir, deve fazer algumas perguntas a si mesmo, tais quais:

- Atualmente o que/quem esta suprindo essa necessidade?
- Com que custo poderei fazer isso?
- Quem vai comprar?
- Que preço estão dispostos a pagar por isso?
- Terei lucro?

Para responder essas e outras questões sugiro que façam um plano de negócios, aqui você encontrará alguns modelos a serem seguidos.

Então, continue a ter todo o tipo de idéias, e antes de empreender em um negócio próprio, perca alguns momentos planejando para não perder todo dinheiro, tempo, talvez o nome e os cabelos com uma boa idéia, mas não tão boa oportunidade.

Empreendedorismo... Pense Nisso!!!

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

0 Comments: