Solução de Problemas


No atual contexto empresarial inovar tem se tornado cada vez mais necessidade que diferencial, haja vista que a cruel competitividade que vem acontecendo cria uma necessidade de

E um dos caminhos para o sucesso profissional é a capacidade de inovar, a capacidade de criar novas formas de fazer coisas antigas sendo mais rápido, econômico ou dinâmico.

Mas o brasileiro, que foi condicionado pelo 'jeitinho' o famoso 'deixa que na hora eu me viro' ainda acha que grandes idéias tendem a surgir do nada, de um sonho, você dorme e 'o novo lhe é revelado', mas não é assim que acontece.

Então como fazer?

Primeiramente você tem de ter de forma bem clara qual a problemática a ser resolvida, fazer uma coleta de idéias, selecionar e aperfeicçoar as melhores idéias, então implantar a solução.

Vamos dividir esse processo em quatro partes.

1 - DEFINIÇÃO DO PROBLEMA

Neste fase que você vai definir o que esta acontecendo. Obtenção de informações relevantes, sobre o problema, o que tem causado o mesmo.

Se esta fase for mal feita, corre-se o risco de perder todo o trabalho, porque é neste momento onde se estabelece as diretrizes do trabalho.

Definido qual a problemática a ser resolvida, é hora de passar para o passo 2.

2 - SOLUÇÕES DO PROBLEMA

Nesta fase é hora de usar todo poder criativo, tanto seu quanto do seu grupo de trabalho.
Neste momento, já com a definição clara do problema, é hora de pensar em como resolvê-lo.
Sugiro um Brainstorming com ferramenta para obtenção de idéias. Uma sugestão é que divida esta parte em duas.

* Obtenção de idéias, neste momento anota-se todo tipo de idéia que for surgindo, sem catalogá-las como boas ou más, sem fazer julgamento nenhum.

* Depois de ter várias idéias anotadas, agora sim, selecione as melhores e por fim deixe uma, podendo estar ser a soma de mais de uma idéia.

3 - APLICAÇÃO DA SOLUÇÃO

Esta é a fase da Execução, de colocar em prática a idéia.
Neste momento o solução sai do papel e passa pra prática.
Um planejamento, com datas pré-definidas, de como isso ocorrerá vem bem a calhar nesta fase, caso seja uma solução complexa, como por exemplo aumentar o volume de vendas.

4 - FEEDBACK


Esta é a fase onde será medido a eficácia da solução implantada.
Caso o problema tenha sido resolvido, parabéns, porém, se este não foi resolvido, deve-se voltar a fase 1, e refazer o processo.

Solução de problemas... Pense nisso!!!

domingo, 9 de setembro de 2007

0 Comments: