Efetividade

No dia a dia empresarial podemos conferir vários tipos de profissionais, dentre os quais vou citar 3 aqui.

- O Bonzinho:


Este é um profissional encontrado facilmente nas empresas, é aquela pessoa gente fina, que não fala, não reclama, aceita tudo sem questionamentos, em reuniões, mesmo quando tem boas idéias e sugestões, não diz porque pode trazer desentendimento ou dor de cabeça. É o tipo do profissional que todos gostam, mas não ascende na carreira, justamente porque a empresa quer uma pessoa que procure novidades e inovação, que "quebre a cabeça" para enfrentar os problemas.



- O Conversador:

Funcionário que durante as reuniões fala, fala, fala e ainda fala mais um pouco, é o que nitidamente quer se aparecer. Mesmo quando está errado ele procura alguma forma, algum argumento, para provar que não está certo. No curto prazo ele pode se destacar, porém nem empresa e nem funcionário vivem sem resultados. Podemos encontrar este profissional falando mal da empresa onde ele trabalhava anteriormente, porque lá onde ele trabalhava ele era o funcionário mais importante da empresa, o que mais trabalhava e tinha melhores idéias e a empresa ainda sabotava ele. Por isso ELE decidiu sair da antiga empresa. Cuidado com este tipo de funcionário, ele pode empolgar no curto prazo.
Para este tipo pense num antigo e sábio ditado popular:
"Quando a esmola é demais o santo desconfia"



- O Inovador:

Este é o tipo de funcionário com várias facetas, e as vezes até mal interpretado. Todas empresas, atualmente, dizem procurar por este tipo de funcionário, porém nem todas realmente acreditam e incentivam a geração da qualidade inovadora. Este funcionário quando apoiado e compreendido pode trazer resultados excelentes e abrir novos mercados para a empresa, porém quando a chefia não entende a capacidade inovadora do mesmo ele pode ser visto como louco ou alguém que não tem mais nada para fazer e fica imaginando formas erradas de fazer o que "já fazemos tão bem".
A função da empresa é achar este tipo de funcionário e mantê-lo em seu quadro funcional.
Para os funcionários inovadores, que não estão na empresa certa, ou que não são reconhecidos tentem procurar um lugar que dê valor às suas características.



ATENÇÃO: O que diferencia o profissional Inovador do Conversador são os resultados concretos que este segundo traz com suas idéias e ações. E estas tem embasamento científico ou de vivência.

Desenvolva!!!

terça-feira, 26 de agosto de 2008

0 Comments: