Problemas com Comunicação

A maior parte dos problemas de uma empresa é causada por falhas na comunicação.
A comunicação é uma das características mais importantes para um profissional se desenvolver, essa é uma dica muito importante para os jovens, já que a comunicação instantânea faz parte do dia a dia, deve-se perder o hábito de escrever errado, não utilizar os "paxaum", "naum", "pq", "vc" e outras abreviações.
Tão importante quanto escrever direito é ter a capacidade para definir metas, falar o que quer. Muitas vezes o gestor pensa que o funcionário tem uma bola de cristal, dia algumas palavras generalistas e espera que o subordinado faça o que ele quer, porém o funcionário pode ter entendido uma coisa. Exemplificando:

O empresário, após uma análise técnica descobre que a produtividade de determinado funcionário está abaixo da média.

- Quero que você melhore a produtividade, você está produzindo pouco. Tem de produzir mais, caso contrário teremos de tomar as medidas cabíveis a empresa.


O funcionário não tendo dados concretos para tomar base pode pensar várias coisas, como por exemplo se aumentar em 1% a produção já estará dentro do que o patrão pediu. E o fato de não ter ficado claro o que são as medidas cabíveis da empresa o funcionário pode pensar que será demitido ou advertido, mesmo se a medida for treinamento ou algo bom.

O comunicado seria melhor definido da seguinte forma:

- A empresa identificou que você está abaixo da média de produção, a média é 30 peças por dia, e você está produzindo apenas 20. Caso isso não aconteça em 1 semana vamos fazer uma análise na forma que você está realizando os trabalhos, e se necessário for faremos um treinamento com você.

Viram como a definição de parâmetros, com números exatos, não deixa brecha para ambiguidades. Então sempre que for passar algum recado tome muito cuidado para que a mensagem não dê margem para dupla interpretação.




Desenvolva!!!

sábado, 13 de setembro de 2008

0 Comments: