Corinthians, Campeão no marketing em 2007


O Sport Club Corinthians Paulista levantou a taça de campeão da Série B do Campeonato Brasileiro de Futebol no sábado, 22, em função dos excelentes resultados obtidos ao longo da disputa. Mas as conquistas do time neste ano não se restringem ao que foi realizado dentro de campo pelos comandados do técnico Mano Menezes. Fora das quatro linhas, o departamento de marketing soube aproveitar a força vinda das arquibancadas para faturar alto com iniciativas que estavam distantes do planejamento até 2007. Com o retorno obtido ao longo deste ano, o clube já começa a projetar novas idéias para serem colocadas em prática na próxima temporada e também em 2010, quando o Corinthians comemora seu centenário.

A guinada na estratégia corintiana teve início em reunião realizada na manhã do dia 3 de dezembro de 2007 - dia seguinte ao jogo que confirmou o rebaixamento do clube para a segunda divisão do campeonato. Encabeçado por Luiz Paulo Rosemberg (vice-presidente) e Caio Campos (gerente), apoiados por mais 11 publicitários fanáticos pelo time - que formam a Agência Corinthians -, o departamento de marketing passou a ter mais autonomia para criar ações que trouxessem novas receitas ao longo do ano.

A primeira delas foi a venda do kit "Eu nunca vou te abandonar", que começou timidamente, com a disponibilização de apenas 5 mil unidades, e atingiu mais de 200 mil, negociadas a R$ 44,90. "Precisávamos de novas campanhas para ajudar o clube, pois iríamos enfrentar um ano muito difícil. A partir desse sucesso fizemos todas as adaptações para o restante da temporada", diz Campos, sem revelar o faturamento total com as ações de marketing.

Desde então, foram mais de 25 iniciativas lançadas em diversas áreas, como agência de viagem, programa sócio-torcedor, canal de TV na internet, informações do time pelo celular, espaço de relacionamento no estádio do Pacaembu, abertura de lojas com produtos do time e produção de um longa-metragem, entre outros. As mais recentes são a promoção "O timão é a sua cara", na qual torcedores pagaram R$ 1 mil para ter sua foto na camisa que o time utilizou no sábado passado, contra o Avaí, e o lançamento nesta segunda-feira, 24, do novo mascote do time, criado pelo cartunista Ziraldo.

Novas ações
Até o começo de 2009 outras novidades estão reservadas para a fiel torcida, entre elas o lançamento de uma coleção de camisas de ídolos do time. A primeira, que será focada na época de Natal, será do meio Neto. Outra iniciativa é o Corinthians Training, acampamento de férias voltado para o futebol que será realizado em Atibaia, no interior de São Paulo.

Estão programados ainda lançamentos de produtos diferenciados, como um champanhe em parceria com a marca Salton, além da abertura de mais cinco lojas de produtos do time, totalizando dez ainda neste ano e com previsão de 20 estabelecimentos até o fim de 2009. "As primeiras cinco lojas que lançamos tiveram o dobro do faturamento esperado, e isso se deve ao momento difícil pelo qual passamos", comenta o gerente de marketing.

Queda valorizada
O rebaixamento não foi tão ruim como muitos imaginavam. Pelo menos em relação aos contratos fechados para 2008. Em 2007, o Corinthians recebeu R$ 12 milhões para estampar em sua camisa o logotipo da Samsung. Para o ano em que disputou a Segunda Divisão, o clube valorizou o espaço em 37,5% e fechou um novo contrato com a Medial Saúde, por R$ 16,5 milhões.

Sobre a renovação do contrato, Campos, é cauteloso. "O retorno foi muito bom para a Medial e eles têm a preferência pela renovação. Mas sabemos que esse é um momento de insegurança devido à crise externa e há muitos clubes cujos contratos estão terminando agora, em dezembro", diz. Além do patrocinador, o Corinthians tirou proveito também no valor negociado pelos direitos de transmissão. Fora da Série A - cujos contratos são realizados pelo Clube dos 13 -, pôde negociar de forma independente. De acordo com Campos, "os ganhos foram acima do que seriam se o time estivesse na Primeira Divisão".

Fonte:Meio e Mensagem

terça-feira, 25 de novembro de 2008

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