Dificuldades para o crescimento da pequena empresa


Crescer é uma necessidade de toda empresa, mesmo se o empresário não tenha esta ambição esta é uma questão de sobrevivência, porque o mercado muda, os concorrentes evoluem e se a empresa não evoluir também logo estará fora do mercado, por causa da obsolecência.

E para crescer eis algumas dificuldades encontradas pelos pequenos empresários.

  • Investimento

"Tem um ponto em que a pequena empresa, para crescer a níveis interessantes, não se sustenta apenas com o seu capital. Ela precisa recorrer a empréstimos e financiamentos", sintetiza o diretor-superintendente do Sebrae-PR, Allan Costa. O empresário deve ficar atento às linhas de crédito oferecidas às pequenas empresas e buscar investidores e parceiros para ampliar seus negócios.

  • Ferramentas de gestão

Aquele simplificado fluxo de caixa pode não ser suficiente para gerir os recursos de uma empresa de médio porte, que se torna mais complexa à medida que cresce. Ao empresário, cabe investir em softwares de gestão, pedir o auxílio de uma consultoria, se submeter a auditorias e apostar em transparência e governança corporativa para atrair investidores.

  • Preparação e planejamento

Freqüentar cursos e buscar qualificação é fundamental ao empreendedor, que deve abrir mão da resistência a voltar à condição de aluno. Nesta etapa, é importante desenvolver um plano de negócios e estruturar a melhor estratégia para o crescimento da empresa, definindo se os investimentos serão feitos em filiais, estrutura física, funcionários, terceirização, etc.

  • Diversificação de clientes

Depender de apenas um cliente pode ser perigoso para a pequena empresa. É importante buscar novos nichos de mercado, diversificar as atividades, investir em inovação e freqüentar feiras e rodadas de negócios.

  • Descentralização

Delegar tarefas e fazer com que a empresa ande com suas próprias pernas é fundamental para que a pequena empresa "se liberte" do empreendedor. Nada de centralizar ações. Para tanto, é necessária uma equipe qualificada e de confiança.

Fonte: Gazeta do Povo - Estelita Hass Carazzai

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

0 Comments: