Dicas de etiqueta no trabalho


NO CAFÉ
Regra número 1 das conversas no café: segure até o fim para não falar mal de ninguém. “Na avaliação de desempenho, os chefes vêem esse comportamento como algo péssimo”, diz Julio Sergio Cardozo, consultor de gestão, de São Paulo. Nesse caso, o melhor é dizer diretamente suas queixas ao interessado. Assim, quando alguém tiver algo de ruim a falar sobre você, vai lembrar de fazer o mesmo.

NO CAFÉ 2
Não conte sua vida privada no café. As paredes no trabalho não tem apenas olhos — ouvidos também.

CORREÇÃO BÁSICA
Antes de enviar e-mails, releia-os. Ou, se estiver complicado demais, peça para alguém ler. Erros de português, embora a língua esteja em desuso entre muitos executivos, queimam seu filme demais. “Falar português perfeito é ponto essencial para qualquer profissional”, diz a consultora de imagem corporativa Renata Mello, de São Paulo.

SUSTENTABILIDADE
Por mais que você não se interesse por sustentabilidade, não dá para assumir que hoje você não liga para o assunto. É básico em termos de carreira. Por isso, desligue o computador, separe o lixo, não peça mais impressões do que você precisa e diga que é “verde” até o fim.

COMEMORAÇÃO DISCRETA
Noivou, ganhou um carro novo ou ganhou uma bolada na loteria? Vale o mesmo. Se você quiser comemorar entre seus mais próximos, chame todos para um almoço e conte a novidade. Mas não fique fazendo festa a cada minuto.

EXISTE VIDA LÁ FORA
Se o seu fim de semana foi divertido e você quer compartilhar com as pessoas mais próximas, tudo bem, mas não conte em alto e bom som para todo mundo as coisas que fez. Além de despertar a inveja dos colegas que ficaram em casa solitários, sem amigos, dá a impressão de que você ainda está com a cabeça fora do escritório... Ainda.

FESTA DE TRABALHO
No evento da empresa, beber demais e ser o último a sair, já cambaleando, pega muito mal. Festa de firma não é festa, é trabalho. Sua imagem continua sendo monitorada por todos os que trabalham com você (dificilmente vai ter um big boss dançando sem sapatos, repare).

DECORAÇÃO
Cuidado com as fotos na sua baia: você de sunga branca no réveillon só é legal para sua mãe ver. Na sua mesa ou baia, coloque uma foto da família ou sua mesmo, mas nada muito espalhafatoso ou que chame a atenção demais. Discrição é o melhor negócio.

POR DENTRO DA NET
Entenda de tecnologia: não saber o que é uma rede social, como funciona o iTunes ou o FaceBook, enfim, coisas básicas para a sobrevivência nesse mundo tecnológico, faz você parecer saído do Jurassic Park. Fique em dia.

NADA DE “MEIAR”
No restaurante, mesmo que você esteja com o chefe, nem pense em dividir a conta, caso você tenha feito o convite. Banque tudo. Mais que isso, sempre dê caixinha e nunca reclame que o confit de pato está caro. Afinal, seus convidados devem valer o preço da conta.

CONVITES
Se você vai fazer uma comemoração e não quer chamar a todos, tem o direito. Mas deixe claro aos convidados que é um evento íntimo. Se alguém entre os que não foram convidados perguntar (não deveria, mas sempre tem quem faça isso), aja naturalmente. Diga que você só chamou os mais próximos e familiares.

VOCÊ ENTRE OS GRANDES
Um pouco de conhecimento geral sobre esse mundo corporativo é bom. Saber quem são Murdoch, Steve Jobs e outros nomes dos negócios mundiais pode não mudar sua vida, mas melhora sua conversa. E, mais que isso, inclui você na rodinha dos chefões, que estão sempre falando dos grandes.

Fonte: Você S/A

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

0 Comments: