Blogs vão virar jornal impresso nos EUA

Um dos canais que mais renovou a mecânica da comunicação e da interatividade nos últimos anos, o blog será alçado a um patamar de importância ainda maior pela empresa norte-americana Printed Blog.

Defensora da idéia de que é inviável manter as imprensas tradicional e online desvinculadas, a editora deve lançar, na próxima semana, nas cidades de Chicago e San Francisco, o primeiro jornal produzido apenas por postagens de blog, fóruns e de outros canais de mantidos por usuários comuns da web.

Com o mesmo nome da editora - Printed Blog - o jornal será distribuído gratuitamente e, a princípio, em edições semanais. Entretanto, a expectativa do fundador e editor chefe do novo veículo, Joshua Karp, é de que, em pouco tempo, o jornal passe a ser distribuído duas vezes ao dia, graças ao ilimitado conteúdo de noticiário e postagens que são publicadas a todo o momento na internet.

A ousada iniciativa apóia-se, sobretudo, nas incertezas que pairam sobre o futuro da mídia impressa, principalmente no mercado dos Estados Unidos. Com um noticiário infindável disponível a um clique do mouse, os leitores estariam cada vez mais desinteressados em adquirir os jornais impressos pagos. Oferecer uma publicação gratuita que materialize a velocidade e a pluralidade de informações que circulam na internet seria uma tentativa de cativar esse novo público receptor de conteúdo.

O Printed Blog terá o formato 28cm X 43cm e abrirá espaço para anúncios publicitários de empresas e de prestadores de serviços locais. Em vez do formato tradicional, sua diagramação seguirá os padrões dos próprios blogs, incluindo até os comentários postados por leitores. O plano é que a primeira edição do novo veículo chegue as ruas já na próxima terça-feira, 27.

Com informações do The New York Times.

sábado, 24 de janeiro de 2009

0 Comments: