Redes sociais influenciam na compra


Levantamento feito pelo Ibope Inteligência entre os dias 20 e 21 de janeiro durante a Campus Party mostrou que, entre os internautas considerados heavy-users, os hábitos de consumo são influenciados por comentários postados na rede.

Feita com 600 entrevistados, a pesquisa mostrou que mais de 90% deles estão de alguma forma envolvidos em processos de colaboração online - seja como consumidores ou produtores de conteúdo. Entre os pesquisados, 46% afirmam ler comentários feitos por outros internautas antes de efetivar uma compra e 40% disseram sempre visitar o site de fabricantes ou fornecedores antes da escolha por algum produto ou serviço.

Por outro lado, o índice de internautas que disseram expressar suas opiniões com freqüência na internet ficou em 20%. O número cresce quando os internautas forma questionados sobre se já postaram comentários ao menos uma vez: 57%.

O estudo aponta ainda que cerca de 21% dos entrevistados contribuem diariamente para algum fórum de discussão e 57% visitam estes fóruns pelo menos uma vez por semana, 16% o fazem várias vezes ao dia. "Embora não seja representativo do internauta brasileiro em geral, esse levantamento permitirá aperfeiçoar uma metodologia de classificação de hábitos e atitudes em relação à mídia social e às motivações que levam as pessoas a criar conteúdo compartilhado, seja para diversão ou para expressar opiniões sobre marcas, produtos e até candidatos políticos", afirma Marcelo Coutinho, diretor de análise de mercado do IBOPE Inteligência.

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

1 Comment:

Jorge Purgly said...

Estou escrevendo sobre assuntos distintos.
Confira em
http://purgly.blogspot.com sobre desenvolver o social.
http://universotrade.blogspot.com sobre a Fraternidade Cristiana.
http://mastersuno.blogspot.com sobre ambiente e comportamento.
http://konektigi.blogspot.com sobre renda e novas competências.
http://drbachflower.blogspot.com sobre fortalecer a saúde.
http://biometrio.blogspot.com sobre auto conhecimento e conhecer o próprio corpo.
Fique à vontade em conferir.
Um abraço e votos de sucesso,
Jorge Purgly
meu mapa social em http://xeesm.com/JorgePurgly