O Dia investe US$ 4 mi e vira tablóide


Depois de mais de 58 anos no formato standard (desde a fundação, em 1951), o jornal O Dia dá início nesta semana a uma nova estratégia, para se reposicionar. Desde o último domingo, 15, passou a circular em formato tablóide (35cm x 24,5cm), com a logomarca retomando o amarelo e a volta do tradicional mote "Melhor todo dia", usado em seus bons tempos.

"Sem o amarelo, o jornal tinha perdido um pouco de sua essência", diz Gigi Carvalho, presidente do Grupo O Dia. Segundo ela, a reformulação do jornal e a campanha para divulgar as novidades, assinada pela agência NC (nova assinatura da Net Comm), representam um investimento de US$ 4 milhões. O projeto gráfico é assinado por André Hippert.

Gigi nega que a mudança tenha sido pautada por aspectos econômicos, e sim pela conjuntura que o meio jornal vem atravessando, com maior demanda por interatividade e praticidade no manuseio. "Queria ter feito essa mudança há três anos", revela, lamentando não tê-la implementado logo na esteira do sucesso instantâneo do popular Meia Hora. O preço de capa do jornal continuará sendo R$ 1,20 durante a semana e R$ 2,40 aos domingos.

Há três anos, o jornal O Dia fez uma ousada aposta em tentar se posicionar como concorrente direto de O Globo. A estratégia era se colocar num patamar de superioridade em relação ao Extra, lançado em 1998 justamente para isolar O Globo na posição de jornal premium no Rio. Para concorrer com o Extra, o Grupo O Dia apostou no Meia Hora, que rapidamente se estabeleceu no patamar dos 200 mil exemplares, obrigando a Infoglobo a lançar o Expresso quase na seqüência.

quarta-feira, 18 de março de 2009

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