Fim da Fórmula 1


Em reunião realizada na noite da última quinta-feira, 18, na fábrica da Renault, as oito equipes integrantes da Associação das Equipes da Fórmula 1 (Fota) anunciaram que não irão participar da temporada 2010 e que vão criar uma nova categoria. A decisão foi tomada após mais uma tentativa fracassada de acordo com a Federação Internacional de Automobilismo (FIA), entidade que comanda a categoria, que estabeleceu novas regras para a próxima temporada - entre elas um teto orçamentário de 40 milhões de libras às equipes - medida que mais irritou as escuderias.

A Fota vinha tentando um acordo, mas a situação tornou-se insustentável depois que a FIA divulgou uma carta fazendo algumas concessões, mas afirmando que o teto orçamentário seria mantido e estabeleceu prazo até esta sexta-feira, 19, para que as equipes retirassem o asterisco das inscrições para a próxima temporada.

Se a decisão da Fota for mantida, o próximo campeonato não terá as equipes mais tradicionais, como: Ferrari (única a disputar todas as temporadas ininterruptamente desde 1950), McLaren, BMW, Renault, Toyota, Red Bull, Toro Rosso e Brawn. Desse jeito, a F1 teria apenas a Williams e Force India, que se juntam a USF1, Campos e Manor, que estreiam no campeonato automobilístico no próximo ano.

Em comunicado, as oito equipes que estão de saída da categoria justificam a decisão afirmando que "desde setembro do ano passado com a criação da Fota, as equipes têm trabalhado juntas e procuraram envolver o detentor dos direitos comerciais da FIA para desenvolver e melhorar o esporte". Ao final concluem "Ficou claro, assim, que as equipes não podem continuar a assumir tal compromisso relativo aos valores fundamentais do esporte, e declinaram de alterar suas inscrições condicionais para o Campeonato Mundial de 2010.Estas equipes, portanto, não têm outra alternativa a não ser partir para a preparação de um novo campeonato, que reflete os valores de seus participantes e parceiros.Esta nova categoria terá um governo transparente, um conjunto de regulamentos e ouvirá os desejos dos fãs, incluindo a oferta de preços mais baixos para os espectadores em todo o mundo, bem como novos parceiros e acionistas.Os principais pilotos, estrelas, marcas, patrocinadores, promotores e as empresas tradicionalmente associadas ao nível mais elevado do automobilismo estarão nesta nova categoria".

sábado, 20 de junho de 2009

0 Comments: