Rapidshare multado em 34 milhões de dólares


A corte regional de Hamburgo multou o Rapidshare em US$ 34 milhões e proibiu o site de manter no ar qualquer uma das cinco mil músicas cujos direitos autorais são protegidos pela associação alemã Gema , que afirma representar mais de 60 mil compositores, autores e músicos em todo o mundo.

Segundo a Billboard.biz , o Rapidshare, um site de compartilhamento de arquivos, deverá também tomar medidas para impedir que esses arquivos voltem a circular por seus servidores. A corte decidiu que a técnica utilizada pelo site hoje é ineficiente.

Impedir que os usuários publiquem material protegido por direitos autorais no Rapidshare será um trabalho complexo, especialmente porque muitos dos arquivos são comprimidos em formato ".zip", nomeados das mais criativas maneiras e protegidos por senhas.

"O julgamento da corte regional de Hamburgo é uma marco para os esforços da GEMA em combater o uso ilegal de suas músicas na internet", disse o presidente da associação, Harald Heker, em um comunicado.

Bobby Chang, diretor do RapidShare tem uma opinião divergente. Ele não considera a decisão um "marco" e afirma que esse tipo de disputa costuma gerar divergências entre juízes, além de ter o escopo restringido nas cortes de apelação.

- Nós acreditamos que faria mais sentido trabalhar juntos para oferecer serviços a preços justos aos fãs de música e abrir uma nova fonte de renda para os compositores na internet - argumenta Chang.

Fonte: O Globo

quarta-feira, 24 de junho de 2009

0 Comments: