Google lança sistema operacional

O Google anunciou na noite desta terça-feira, 7, que vai lançar o próprio sistema operacional para PC, em mais um passo na batalha contra a Microsoft. Trata-se um sistema operacional aberto destinado em um primeiro momento aos computadores do tipo netbook.

O Chrome OS será um concorrente direto do Windows, o sistema operacional da Microsoft, utilizado por 90% dos computadores do mundo. "A iniciativa é uma tentativa de repensar o que deveria ser um sistema operacional", afirma o Google em seu blog.

A gigante da busca na internet informou que abrirá o código fonte do Chrome OS, ao contrário do sistema Windows, e que os usuários de netbook poderão acessar ao sistema em meados de 2010.

O Google já havia dado um passo neste sentido há duas semanas, com o anúncio da adaptação para os computadores do programa Android, um sistema operacional concebido para otimizar a navegação na internet nos telefones celulares. Mas o Google preferiu criar um software operacional específico para computadores.

O Google Chrome OS estará abrigado no navegador Chrome, que foi lançado em setembro de 2008 para competir com o Internet Explorer.

Com informações da AFP.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

0 Comments: