O jornal é o meio que mais sofre com os reflexos da crise econômica internacional no mercado brasileiro. Além da queda de faturamento publicitário, que em dezembro foi de 13% na comparação com o mesmo mês de 2007 segundo o Projeto Inter-Meios, a circulação de muitos títulos também tem caído.
A comparação entre os números de janeiro de 2008 e de 2009 revela queda média de 2,2%, segundo os relatórios do Instituto Verificador de Circulação (IVC), levando-se em consideração os 86 títulos que aparecem em ambos.
Entretanto, para alguns deles as perdas foram bem maiores, como Extra (-19,2%), O Estado de S. Paulo (-15,4%), Aqui MG (10,7%), O Dia (-9,8%), Jornal da Tarde (-9,7%), Tribuna do Paraná (-9,1%) e O Globo (-9%). Por outro lado, apesar da crise, conseguiram crescer consideravelmente os jornais Agora São Paulo (10,2%), Expresso da Informação (28,7%) e Daqui (50,9%).
Jornal: o meio que mais sofre com a crise
Postado por MarceLo Saldania às 9:06 AM
Marcadores: Empreendedorismo, Marketing, Notícia
0 Comments:
Post a Comment