Flamengo perde patrocínio da Petrobrás


Depois de quase 25 anos de parceria, o Flamengo anunciou nesta quinta-feira, 2, o fim do contrato de patrocínio com a Petrobras. O comunicado oficial foi feito por Delair Dumbrosck, presidente em exercício do rubro-negro. O motivo é a dificuldade do clube em conseguir as Certidões Negativas de Débito com o Governo Federal. Sem elas, a estatal não pode liberar as verbas.

O contrato anual, que incluía todos os esportes do Flamengo, era de R$ 14,2 milhões. Com o rompimento, as modalidades olímpicas do clube - como o time de basquete, que se sagrou campeão sulamericano mês passado com três meses de salários atrasados - poderão buscar patrocínios próprios. O uniforme do time já estará sem patrocínio no próximo jogo, domingo, contra o Fluminense, que vale vaga para as semifinais da Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca.

Em grave crise financeira e com dívidas que superam a casa dos R$ 200 milhões, o clube parte agora em busca de parceiros da iniciativa privada. "Não poderíamos seguir com os problemas com a Petrobras. Por quase 25 anos, ela nos ajudou, participou das nossas glórias, mas precisamos dar seqüência e decidimos sair dessa linha de patrocínio. Estamos em negociações avançadas com uma empresa, mas, infelizmente, não vai dar para apresentar o novo patrocinador no clássico de domingo", disse o presidente durante coletiva de imprensa realizada no Rio de Janeiro.

Nike X Olympikus
Outra trama da novela de patrocinadores do Flamengo diz respeito à fornecedora de material esportivo. A relação entre o clube e a Nike começou a azedar no ano passado quando a empresa norte-americana desenvolveu uma camisa comemorativa pela conquista do título carioca antes da final ser realizada. Meses depois o clube anunciou o rompimento do contrato alegando que a própria Nike rescindiu o acordo quando "não entregou o material para o time jogar, quando não disponibilizou produtos nas lojas e quando desenvolveu e colocou à venda uniformes sem a aprovação do clube".

O clube chegou a anunciar a assinatura de um acordo com a Olympikus (marca da Vulcabras) e utilizou um uniforme com três interrogações no lugar do símbolo da Nike durante o Campeonato Brasileiro de 2008, mas voltou atrás depois que a empresa entrou na justiça. Já neste ano o Flamengo fez uma licitação para a escolha de uma nova fornecedora. A Olympikus foi a única a fazer proposta e deve ser oficializada em breve. O contrato com a Nike, que rendia R$ 7,5 milhões (dos quais R$ 2,5 milhões eram em material) por ano, se encerra em julho.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

2 Comments:

Anônimo said...

É mengão, meu dinheiro não!!! Perdeu "preiboy"...

necoactv said...

uma vergonha...estatal dando dinheiro do povo para esses malacos...acabou !!!!