Guns n' Roses gera boca a boca para Dr Pepper


No começo de 2008, a Dr Pepper (empresa que fabrica um refrigerante com corante de caramelo) prometeu que daria uma lata do produto para cada americano se o Guns n'Roses um dia viessem a lançar o seu álbum "Chinese Democracy", que ficou na geladeira por mais de 17 anos.

Pois bem. Agora é oficial. O álbum será de fato lançado no final de novembro. E o que é mais surpreendente: a companhia vai cumprir sua promessa, o que gerou um buzz tanto para a banda quanto para a marca.

O esquema será o seguinte: o álbum será lançado no Best Buy em 23 de novembro. No mesmo dia, os consumidores terão de entrar no site da Dr Pepper e assinar um cupom, que ficará disponível por 24 horas. Na pior das hipóteses, se 300 milhões de americanos fizerem isso, o custo será de US$ 165 milhões, considerando-se que cada lata é 55 centavos.

Mas a companha diz ser muito improvável que a maioria esmagadora dos americanos esteja logada neste período. Especialistas em cuponagem e sampling dizem esperar que a companhia invista alguns milhões de dólares em refrigerantes grátis. Num exemplo recente, a Taco Bell deu tacos gratis numa promoção ligada à World Series de Basebol. A companhia investiu 5,6 milhões para divulgar a promoção, e a doação custou menos de US$ 1 milhão, sem contar a publicidade gratuita. E o anunciante vai repetir a estratégia neste ano.

Wes Brown, dono da consultoria Iceology, crê que a promoção pode criar uma relação de lealdade entre consumidores. Outros crêem que a associação com Axl Rose é excelente, especialmente para uma marca que tem apostado na música para o seu marketing. Vale lembra que a Best Buy, que vai comercializar o CD, e a Dr Pepper tem a mesma agência de relações públicas, a Ketchum.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

0 Comments: